terça-feira, 18 de dezembro de 2012

domingo, 9 de dezembro de 2012

Querido Pai Natal,

Só para avisar que este ano estou disponível para receber relógios (giros!), uma depiladora que arranque pelos como quem passa uma gillette (indolor e eficaz, portanto), perfumes, uma pasta para o portátil, uma consulta no oftalmologista e os respetivos óculos (que os meus ficaram no avião da Qatar), uma consulta no dentista (só check up desta vez), cremes da clinique (sistema de 3 passos para peles oleosas e um novo que vi há dias para poros dilatados), pijamas fresquinhos e adequados a uma mulher de respeito que tem de dividir casa com homens (:P) e roupa fresca, a que quiseres que eu gosto de quase tudo (desde que não tenha estampados manhosos, que eu não sou muito dessas modernices). Calçado não preciso, obrigada. Tendo em conta que este foi um ano difícil, muito difícil, aproveito também para pedir o Euromilhões, se não for possível, peço então que a renovação de contrato deste ano seja mais eficaz e célere que a do ano passado, e que eu tenha emprego logo a partir de janeiro. Fevereiro, vá.

sábado, 8 de dezembro de 2012

É chato, é difícil, é cansativo, mas depois também é isto:


... e a gente derrete-se.

Cara colega de profissão,

não leve a mal o que lhe vou pedir, mas somos todos professores e há coisas que, sendo eu de português, me mexem especialmente com os nervos. Assim, e antes que algo de pior aconteça, peço-lhe: dá para, por favor, não voltar dizer à minha frente a palavra que utiliza com frequência e que por mais voltas que dê à cabeça não percebo como é capaz de a proferir sem que lhe toque uma campaínha no cérebro - "contradizeu-se"? A sério, insisto que não me leve mal, mas sabe como é... eu sou uma pessoa doente dos nervos e como já referi anteriormente, eu tenho uma catana, e nestas situações fico com muita, mesmo muita vontade de a usar.

Cordialmente,
Sissi

sábado, 1 de dezembro de 2012

A refazer-me do choque de ouvir um dos funcionários cá de casa, que foi guerrilheiro, contar que esteve 25 anos nas montanhas (quase toda a minha existência), perdeu lá 5 irmãos, os pais e mais alguns familiares e amigos. Para se alimentar comia folhas das árvores e muitas vezes passou mais de uma semana sem comer. Foi capturado pela milícia indonésia três vezes, de todas as vezes foi espancado e torturado, depois solto. O único objetivo que tinha depois de solto era juntar dinheiro, roupa e munições para voltar a fugir para a montanha e ajudar o seu povo. Nunca o meu nome me serviu tão bem: estou mirradinha, mirradinha.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quem se esqueceu de Timor?

Sou professora, dou aulas a pessoas entre os 25 e 50 anos, professores também. Grande parte deles vive na montanha, anda cerca de 1:30h/ 2h para frequentar o curso. Sim, a pé, de chinelos. Eu queixo-me porque preciso de 2h de carro para fazer 40km, eles precisam desse mesmo tempo, a pé e não vêm do mesmo sítio que eu.

Quando chove quase fico sem voz - os telhados das escolas são em zinco, o barulho da chuva é ensurdecedor e só com berros alguém me ouve. Quem se esqueceu de Timor?

Ontem um formando esqueceu-se do trabalho de casa. Estranhei e insisti que me explicasse o porquê. Mostrou-me as folhas, envergonhado, sujas e comidas pela chuva que o apanhou no caminho para casa. Como podia não as aceitar?  Raios, quem se esqueceu de Timor?

Hoje um aluno com mais de 60 anos apareceu no curso pela primeira vez. Andou 2h para lá chegar e ainda tremia de cansaço quando falava comigo. Ninguém o avisou que o curso não é para maiores de 50 anos. Fez a viagem para nada... Puta que pariu, quem se esqueceu de Timor?

Excecionalmente, dou 8h de aula por dia. Levo sandes ou saladas para almoçar e assim aguentar o resto do dia fora de casa. Os meus alunos não comem. Passam fome até à noite. Foda-se, não há ninguém que se lembre de Timor?

terça-feira, 27 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sobrevivi!

Eu disse que eram 2h para lá chegar? Esqueci-me de dizer que com chuva são 3! E tens razão, mana Ana, o caminho não é assim MUUUUITO mau, é só muito mau. Embora o mesmo não se possa dizer com chuva... Até o Sr. Xisto dizia "Graças a deus, nosso senhor", de cada vez que chegávamos a "terra firme". Medo. Muito medo.

domingo, 18 de novembro de 2012

Amanhã começo a trabalhar no subdistrito de Lolotoe. São 2h de carro até lá (ai jesus, vou ter de sair de casa às 6h da manhã). Quando perguntámos ao coordenador do curso se o caminho era realmente mau, como nos diziam, o homem encolheu ombros e bafejou: "Sim, professora...muito mau. Eu tenho pensado muito em professoras...muita pena. Vem de tão longe para ter acidente aqui..." A modos que se não voltar nos próximos dias já sabem: foi bom enquanto durou, beijinhos e abracinhos a todos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Maliana tem disto

Tenho tomado banho de caneco tantas vezes, que acho que quando chegar a casa não vou saber usar o chuveiro.

domingo, 4 de novembro de 2012

Notícias de Maliana

Após 3h de caminho bem sofridas, chegamos a Maliana. Jantei cereais com leite, tomei banho e, vencida pelo cansaço, fui dormir. Por volta da uma da manhã ficamos sem eletricidade e consequentemente sem ar condiciondo. Passei a noite a revirar-me na cama encharcada em suor. De manhã tentamos ligar o gerador e...não tinha bateria. A casa parecia um forno, não havia água e por isso não se podia fazer xixi, cocó ou tomar banho. Nada a fazer a não ser esperar que a eletricidade voltasse. Eram duas e meia da tarde quando isso aconteceu.

sábado, 3 de novembro de 2012

A caminho de Maliana

Após alguns contratempos, hoje, finalmente, parto para Maliana. Vou dividir quarto com duas colegas e a casa com mais 8 (OITO!). Seremos muitos, é verdade, mas as alternativas eram bem piores. Que a força (e a paciência) estejam connosco.

Let the adventure begin!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012



A pensar em como tudo mudou, inclusivé a minha vontade de estar aqui...

sábado, 20 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Apetecia-me divagar sobre a estupidez humana ou sobre "como a filha da putice de outras pessoas influi tanto na nossa vida", mas não posso. Ou não devo. Vamos ver até quando dura a minha paciência.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Todos perdemos pessoas importantes, todos perdemos empregos, todos nos sentimos fragilizados em algum momento. Mas temos sempre duas hipóteses: lutamos ou deixamo-nos vencer.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Assim bai a minha bida

Gostava de vir cá dizer alguma coisa interessante, mas, sinceramente, não há muito que eu possa dizer. Estou em Díli a viver num hotel, não faço a menor ideia de quando irei para outro distrito e estou com diarreia quase desde que cheguei... É, pra já é isto.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Já cheguei!

Dormi a viagem toda. Tanto que me esqueci dos óculos de ler no avião da Qatar. : (

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

E pronto,

feitinho. Goodbye Mark Sloan. Agora o resto só em dezembro... :(
(a menos que o marido seja um fófinho: saque, grave e mande pa Sisse ver em Timor. :))

3, 2, 1

Grey´s anatomy season premiere is ON. Oh yeah! :)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Já há data!


Próximo sábado, às 7h

É pá!

Obrigadinha, senhores que me marcaram a viagem! A sério, viajar no dia 23 de dezembro e chegar cá no dia 24, às 20h, é pra cima de espetacular! Nem sei como vos agradecer tal feito, não podia estar mais contente! Foda-se...

... À parte isso,









quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ups!

Há largos meses temia que isto acontecesse, por variadíssimas vezes quase aconteceu, hoje foi o dia: Toshiba xpto, lindo que só ele, caiu da cama e por pouco não se espatifou todo.


C´um caraças, ainda nem acredito que saiu ileso...

Merrell, I ♥ you!


 
Pode ser que nos encontremos em dezembro.

Vá, digam-me a verdade,

qual de vocês, queriduchos lindos do existe, fez uma assinatura da Visão em meu nome, hã? A primeira recebi na semana passada e achei que tinha sido engano ou para promoção. Agora recebi a segunda! Desde já agradeço o gesto e pronto, aproveito para, se não for abuso, pedir que enviem as próximas para a Avenida Nicolau Lobato, Edifício Acait, Díli, Timor-Leste. O nome é o mesmo. Obrigadinha!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

sábado, 15 de setembro de 2012

15 de setembro 2012

Sou funcionária pública (sou e não sou, é uma cena esquisita, mas isso agora também não interessa nada, quem me paga uma parte do salário é o Estado Português), tenho um salário acima da média, é verdade, mas vivo do outro lado do mundo, num país em vias de desenvolvimento onde não há água canalizada ou rede elétrica. Não desconto para a segurança social, estou isenta, mas também não tenho direito a nada, a não ser a contagem para efeitos de reforma. Venho de lá, fico mais de meio ano à espera que me chamem de novo e não há subsídio de desemprego para ninguém, gasto o que juntei. Para muitos, só por causa disto sou uma puta, ganho bem, não tenho o direito de me queixar, que isso é só para quem ganha o salário mínimo. Curiosamente, muitos desses que me chamam puta, são os que hoje vão ficar em casa, a ver a manifestação pela T.V., ou então vão apanhar uns banhos de sol na praia, que hoje o tempo está mesmo bom é para isso. No entanto, hão-de sempre praguejar que isto está mau, que não há dinheiro, que eles são uns gatunos, que não há como mudar isto e o caralho a sete. Minha gente, reclamar e não agir não adianta! Se com a manifestação se muda alguma coisa? Não sei...pelo menos tento. Pelo menos demonstro o meu descontentamento, pelo menos mostro que estou interessada, que não sou corno manso e não ando a dormir! Eu sou a puta, mas hoje vou à manifestação. Vou por mim. Vou por vós. Vou pelo nosso futuro!

Onde nos encontramos hoje?


Eu serei a do cartaz a dizer "APERTA-ME AS MAAAAAAAAMAS!"