sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quem se esqueceu de Timor?

Sou professora, dou aulas a pessoas entre os 25 e 50 anos, professores também. Grande parte deles vive na montanha, anda cerca de 1:30h/ 2h para frequentar o curso. Sim, a pé, de chinelos. Eu queixo-me porque preciso de 2h de carro para fazer 40km, eles precisam desse mesmo tempo, a pé e não vêm do mesmo sítio que eu.

Quando chove quase fico sem voz - os telhados das escolas são em zinco, o barulho da chuva é ensurdecedor e só com berros alguém me ouve. Quem se esqueceu de Timor?

Ontem um formando esqueceu-se do trabalho de casa. Estranhei e insisti que me explicasse o porquê. Mostrou-me as folhas, envergonhado, sujas e comidas pela chuva que o apanhou no caminho para casa. Como podia não as aceitar?  Raios, quem se esqueceu de Timor?

Hoje um aluno com mais de 60 anos apareceu no curso pela primeira vez. Andou 2h para lá chegar e ainda tremia de cansaço quando falava comigo. Ninguém o avisou que o curso não é para maiores de 50 anos. Fez a viagem para nada... Puta que pariu, quem se esqueceu de Timor?

Excecionalmente, dou 8h de aula por dia. Levo sandes ou saladas para almoçar e assim aguentar o resto do dia fora de casa. Os meus alunos não comem. Passam fome até à noite. Foda-se, não há ninguém que se lembre de Timor?

4 comentários:

Ana Cardoso disse...

Já passaram 6 anos ... quando me deparei com essa dura realidade!
Ao ler o teu texto lembrei-me de muitos alunos, muitos.

Afinal tudo continua na mesma!

Bjs grande!

Sissi disse...

Agora percebo porque me diziam que "Dili não é Timor", Ana. Ninguém devia vir para Timor e ficar só na capital. Timor é isto. É aqui a dura, tão dura realidade. Tem sido uma experiência muito forte este ano. Caramba...

Ana Cardoso disse...

Sem dúvida mana Sissi! Díli não é Timor e quem não fica nos distritos não conhece o verdadeiro "Timor".
Apesar de forte é a realidade, apesar de tudo, espero que estejas a gostar!
Tenho saudades tua, quando voltas? Bjs boooot!

Sissi disse...

Claro que estou a gostar! É muito duro ver como as coisas são por aqui, mas o trabalho é muito mais gratificante. Tenho sempre a sala cheia, apesar das dificuldades eles estão sempre lá, coisa que não acontecia em Díli. ;) Só volto dps do dia 15 e a 19 vou para Bali. Temos de combinar um almoço ou jantar de despedida, n sei se/qnd volto depois. :P

Beijo*