terça-feira, 19 de abril de 2011

A Sissi já tem net em casa!

Ora bem, agora que já há portátil novo e internet "privada" vamos lá por a conversa em dia!

A viagem Porto - Frankfurt correu bem, estava um bocado abaladita com as despedidas, mas pronto, teve de ser. Em Frankfurt encontramos os colegas Lisboetas e partimos rumo a Singapura. Devo dizer que foi das piores viagens da minha vida, perfeitamente equiparável às 15h de carro, que num acto de loucura, fizemos, eu e o marido, de STS a Peñiscola.

Foram 12h de puro sofrimento, a dormir aos nicos, ensandwichada entre a querida da Isabel (que mais tarde me veio a ser extremamente útil) e um Singapuriano simpático, mas que cheirava mal dos sovacos ( vim a perceber mais tarde, que afinal era eu).

Jantei arroz com carne de vaca gelatinosa, tipo friskies, e uns vegetais muito, mas mesmo muito maus. O pequeno almoço foi iogurte, café, pão com manteiga, batatas fritas com queijo derretido e ovos mexidos. Escusado será dizer que me fiquei pelo iogurte e o pão, mas que mesmo assim, o cheiro das batatas e dos ovos me ficou no nariz até o avião aterrar e eu vomitar. Foi a primeira vez que vomitei num saquinho de papel! Foi giro. (obrigada Isabel por me fazeres ventinho com as revistas)

Em Singapura ficamos no hotel Crown Plaza e foi um "pétaculo, man!" Belas vistas, alto luxo. Visitamos algumas partes da cidade e jantamos em Marina Bay. Tivemos de regressar ao hotel de táxi porque ficamos tão embasbacados com a cidade, que nem nos apercebemos que já passava da hora do último metro.

Sábado de manhã partimos para Díli. Mais 5h de viagem, feitas com muito boa disposição e ansiedade.

Assim que aterramos e saímos do avião tive a sensação de ter sido atirada para dentro de um forno a lenha. Julguei mesmo que ia derreter, tenho a certeza que não havia poro em mim que não vertesse água!

A viagem até ao bairro de VilaVerde foi temível. O verdadeiro choque. Trânsito caótico. Não há prioridades, filas ordeiras, passadeiras, semáforos, sinais de trânsito, nada! É tudo ao molho e fé em deus. Medo, muito medo.

Depois de nos instalarmos fomos às compras. Outro choque. É tudo caríssimo! Uma caixa de corn flakes custa 11 USD, um saco de arroz 3 USD e pouco. Compramos massa e atum. Entretanto começou a chover e pelo caminho vi miúdos atirarem-se para as poças de água e lama como se de uma piscina se tratasse. Houve quem visse pessoas a lavar roupa nessas mesmas águas. Cheguei a casa e só me apetecia voltar a Portugal.

No dia seguinte conhecemos os motoristas, voltamos a sair e fomos conhecer um pouco de Díli. Fomos outra vez às compras e comecei a achar que, se calhar, as coisas não são assim tão más, só temos de esquecer as marcas e os produtos que conhecemos. Abrir-nos à novidade e optar por produtos indonésios e timorenses.

As pessoas são super simpáticas, tratam-nos com muito respeito e seja o sítio que for sempre nos dizem" Bô tardé sinhóra!" ou "bô tardé prófessóra!"

Estou a gostar. Já almocei e jantei fora. Já fui à discoteca. Já encomendei pizza e trouxeram-na aqui a casa. Já comi bacalhau. Já comprei arroz e oreo de morango. Já comprei umas leggings. Já fui à praia. Já comprei fruta e legumes por "1 dóla". Já andei de táxi.

Muita coisa me falta fazer e descobrir. Fá-lo-emos juntos, não faria sentido de outra forma. :)

Beijos da Sissi*

5 comentários:

Rosária disse...

Ainda bem que te estás a divertir.O lado bom dessas viagens magnificas de avião e qd se chega ao destino tudo passa.Só queremos conhecer e aproveitar cada segundo do dia.bjs

Unknown disse...

Que descrição! Por momentos apeteceu-me ter menos 15 anos (arggghhh, estou a ficar velha!) e ir ter ctg, sissas! Beijinhos grandes!

Maria disse...

Olá!!
Foste para aí trabalhar ou foste de férias??? Rica vida!!! :)
Ainda bem que te estás a divertir, aproveita ao máximo, pois será uma experiencia única!!!
Adorei a parte "já encomendei pizza; já comprei uma leggings" kakaka
Beijinhos!!!

Sofia disse...

Adorei ler estas tuas aventuras... deixas deste lado uma espécie de "invejazinha"!
No meio destas palavras todas, saltou-me à vista "Já fui à praia." lol... Finally!!! Gostava de ter visto ( e já agora de te acompanhar :p).

Vai relatando estas tuas aventuras por cá, pois serei sempre uma leitora assídua! ;)
Beijinhos Si

a Tal disse...

Olá Sílvia!!
Bom ler-te!
Eu aqui sou mulungu, ainda me estou adaptar a todas estas diferenças... se é que alguma vez me irei adaptar.
Mas sabes que mais? Tudo é diferente mas estou amar.
Como é o português daí?
Eu tenho de falar bem é Dji-va-gar para todos mé én-ten-dé-rem...
Mas sao todos super afetivos e saúdam-me a toda a hora. Muito bom.
Já experimentaste a fruta da época?
Eu redescobri a fruta.

Conta-me tudinho.
Se tiveres curiosidade passa em deviastervisto.blogspot.com

Estamos juntos! (como dizem os meus moçambicanos)

Daniela, a partir de Maputo