Há dias mencionei que fui ao mercado dos Tais, para quem não sabe, Tais são os têxteis de Timor.
Os vários processos de fiação e tecelagem têm lugar essencialmente   durante a estação seca. Os têxteis que saem  dos teares não são destinados prioritariamente a serem usados, excepto  quando já estão gastos ou se destinam a cerimónias que celebram as  várias fases da vida de um indivíduo: apresentação de um recém-nascido,  dia de iniciação na caça de um jovem guerreiro, casamento, enterro,  etc.. Ou ainda em certos rituais que se prendem com as tradições do  grupo: inauguração de uma casa, p.ex.
São actividades femininas, muito valorizadas   pelos membros masculinos e  femininos de cada grupo, inteiramente   conscientes da importância dos  têxteis nas relações mencionadas   anteriormente.
A principal fibra utilizada é o algodão, e onde ele é  cultivado a fiação manual é ainda comum, especialmente para têxteis que  possuam um carácter especial.
Embora o vestuário ocidental seja largamente usado no dia-a-dia, os  têxteis locais ainda têm um significado muito importante nos rituais que  celebram as mudanças das várias fases da vida ou o status social, nos  rituais anímicos ou outros que se prendem com a agricultura.
Nas  cerimónias, os homens vestem panos rectangulares, denominados "tais  mane", compostos por dois ou três painéis cosidos entre si, que envergam  à volta da cintura, e as mulheres vestem "tais feto" semelhantes, mas  cosidos numa forma tubular, para assentar justo ao corpo, usados à volta  da cintura ou atravessados na zona do peito, apenas com uma prega em  baixo para permitir o movimento.
Pequenas faixas (salendas) são muito  populares como elementos de troca ou como presentes. Ambos os tais, para  além de serem usados nas cerimónias, rituais religiosos e festas,  constituem igualmente presentes muito apreciados para dar e trocar entre  os membros da comunidade.
Fonte: http://www.turismotimorleste.com/


 
1 comentário:
Eu tenho uma salenda... que diz TIMOR =)
Enviar um comentário